Novo Centro Odontológico é inaugurado no Jardim Morada do Sol

Unidade funciona no prédio do antigo Mini Hospital, que foi ampliado

A segunda unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do tipo 2, localizada na Rua Zephiro Puccinelli, s/nº, no antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (6/8). O atendimento aos pacientes é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O CEO conta com cinco consultórios odontológicos com profissionais especializados em diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada (gengiva); cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia (canal) e atendimento a pessoa com deficiência. As Unidades de Saúde de referência para o novo CEO são: PSF Corolla, UBS VII, UBS João Pioli, UBS Campo Bonito, UBS Maritacas e Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança.

O prédio passou por ampliação da unidade, com troca de pisos e revestimentos, reforma da parte hidráulica e elétrica e readequações nas salas de atendimento. Conforme explicou o diretor do Departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto, antes da reforma, o Centro Odontológico que funcionava no Mini Hospital realizava cerca de 1.100 procedimentos mensais, mas com a implantação do CEO no local, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é ampliar para 3 mil procedimentos por mês.

Os Centros de Especialidades Odontológicas propiciam a continuidade do cuidado em saúde bucal realizado pela rede de Atenção Básica. Os dentistas da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e, quando o caso exige maior complexidade, encaminham ao CEO.

A implantação e a manutenção do CEO é feita por meio de uma parceria entre o município, Estado e União. O município investe no serviço, mas também recebe recursos Estaduais e Federais de acordo com a classificação da unidade, sendo CEO do Tipo I, Tipo II ou Tipo III. É classificado como Tipo I o Centro de Especialidades Odontológicas que oferece três consultórios completos com três cirurgiões dentistas. O Tipo II oferece de quatro a seis consultórios completos, com quatro ou mais cirurgiões dentistas. Já no CEO Tipo III, são mais de sete consultórios completos com sete ou mais cirurgiões dentistas.

Na inauguração do Centro Odontológico, o prefeito Nilson Gaspar (MDB), em entrevista ao Blog da Pimenta, comentou a entrega da unidade e também falou sobre o Mapa da Violência, divulgado ontem (5/8), que coloca Indaiatuba em 2º lugar entre as cidades menos violentas no país, na comparação com municípios com mais de 100 mil habitantes. Confira no vídeo!
(Vídeo: Patrícia Lisboa)