Parada Gay de Indaiatuba chega à 10ª edição pedindo apoio das famílias

Semana da Diversidade conta com palestras e acompanhamento da Câmara Municipal

Por Mariana Corrér

 

Temos Família e Orgulho é o tema da Parada Gay de Indaiatuba, que chega à décima edição neste ano. A 10ª Parada do Orgulho LGBT acontece no dia 15 de setembro, encerrando a já tradicional Semana de Luta pelos Direitos Humanos e Respeito à Diversidade Sexual de Indaiatuba.

O pontapé será no dia 7 de setembro, sábado, com um Sambanejo, depois, a semana levará a temática LGBTQI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, queers e intersexuais) à política, cultura e reforçando os direitos iguais.

Wellyton Ribeiro está mais um ano à frente do evento e, segundo ele, o público esperado é o de 20 mil pessoas para a Parada, além dos 600 que devem circular entre as atividades da Semana da Diversidade.

Sobre o tema, ele avisa que é um convite para que as famílias se unam à essa comunidade e marchem ao lado de seus filhos. “As pessoas acham que os LGBTs, que representam 14% da população brasileira, são uma minoria, e tudo bem. Mas, agora, imagine se todas as mães se levantarem e lutarem ao lado de seus filhos”, diz. “Imagine se os pais, os amigos, a família inteira apoiar essa população. É isso que queremos ver representado na Parada”, continua. “Mostrar que mais que um simples "close" de orgulho, estamos na luta e somos todos filhos, pais, sobrinhos, inseridos num contexto muito maior”.

A Parada Gay mudou de trajeto no ano passado, mas retomará o caminho do Parque Ecológico neste ano, saindo do Barco até a Concha Acústica (confira a programação). Como todos os anos, terá shows, DJS e apresentações pelo caminho.

 

SEMANA DA DIVERSIDADE

 

Sambanejo pré-Parada

07/09, sábado, às 21h, próximo ao Center Jeans

 

LGBTQI + Política

09/09, segunda-feira, a partir das 19h, acompanhamento sessão de Câmara

Plenário Joab José Puccinelli – Rua Humaitá, 1.167

 

LGBTQI + Direitos

11/09, quarta-feira, 19h, palestra sobre direitos LGBT

Casa da Advocacia e Cidadania da OAB Indaiatuba - Rua Humaitá, 1.539

 

LGBTQI + Cultura

13/09, sexta-feira, Happy Hour da Diversidade com MPB

Butecu’s Santa Tereza- Av. Presidente Kennedy, 1.615

 

10ª Parada LGBT de Indaiatuba

15/09, domingo

Concentração às 13h, no Barco

Encerramento previsto para as 22h, ao lado da Concha Acústica do Parque