Projeto Esporte Cidadão oferece mais de 5 mil vagas gratuitas com inscrições online

Para evitar filas, pela primeira vez cadastro em 19 modalidades esportivas será pela internet

Por Jean Martins

Pela primeira vez, as inscrições para participar de aulas gratuitas no projeto Esporte Cidadão serão realizadas pela internet. A mudança promovida pela Secretaria Municipal de Esportes visa evitar filas e dar mais transparência ao processo de seleção.

Ao todo, são 5.046 vagas disponíveis em 19 modalidades, praticadas atualmente em 18 polos esportivos em Indaiatuba. (Confira abaixo as vagas disponíveis de acordo com a modalidade)

A partir das 8h desta segunda-feira (13/8), crianças e jovens entre 6 e 15 anos, com orientação dos pais, deverão realizar o cadastro no site www.indaiatuba.sp.gov.br. O programa é destinado a três grupos de idade: nascidos entre 2002 a 2005; de 2006 a 2008; e entre 2009 a 2012 (já completados os seis anos). Cada aluno poderá se inscrever em até seis modalidades.  

Entre as modalidades com mais vagas disponíveis estão: futebol (975 oportunidades), futsal (753 vagas) e natação (574). Atletismo (59 vagas), BMX (61 oportunidades) e Ginástica de Trampolim (68) são os que oferecem menos vagas. Natação, além das ginásticas rítmica e artísticas, são as mais procuradas segundo histórico do projeto.

Para se inscrever em uma das modalidades, basta acessar o site da Prefeitura, clicar em “Secretarias” e depois no ícone “Esportes”. Logo em seguida, o candidato deve acessar “Cadastro de Alunos” e escolher a modalidade, núcleo, período e turma que irá participar. Durante o cadastro, é necessário informar o CEP, CPF do aluno, contato telefônico, e-mail, e seguir o passo a passo para efetivar a inscrição.

Quem não possuir internet em casa, pode fazer a inscrição gratuitamente no Acessa SP, disponível na Prefeitura. Já o CPF do aluno, indispensável no momento da inscrição, pode ser solicitado nas agências dos Correios. Após garantir sua vaga, o aluno deve ainda dar um print ou imprimir o protocolo de inscrição e apresentá-lo com o documento pessoal no dia da aula. 

Por questões de adaptação, as inscrições para a natação vão até 30 de agosto, de acordo com a disponibilidade de vagas. Já o cadastro para as demais modalidades pode ser realizado em 2018 até 30 de outubro.

As atividades para os alunos cadastrados a partir de segunda-feira começam no dia 21 de agosto. Já os remanescentes retornam as aulas na próxima terça-feira (14/8). Os alunos, cadastrados após o início das atividades (21/8), deverão começar a treinar sempre no primeiro dia do mês seguinte. Em janeiro, todos devem reconfirmar suas inscrições.

Projeto

O Projeto Esporte Cidadão disponibiliza ao todo 9 mil vagas para aulas em 19 modalidades esportes. Entretanto, 3.954 foram preenchidas em junho deste ano, por alunos que já faziam parte do projeto. Foi a primeira vez que a inscrição online foi utilizada. Outros 1572 não efetuaram o cadastro.

Para a coordenadora do projeto Esporte Cidadão, Silvia Agostine, tornar a inscrição online facilitará o acesso dos alunos às modalidades. “Com certeza vai facilitar bastante e evitará que as pessoas fiquem em filas. Antes, tinha pai que até dormia na fila para conseguir uma vaga para o filho”, lembra. “Sem falar que o novo sistema permitirá mais transparência na hora da inscrição, bem como no número de vagas disponíveis.” 

As aulas do projeto Esporte Cidadão, em todas as modalidades, ocorrem duas vezes por semana. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no telefone (19) 3825-6270, ou então nos próprios núcleos esportivos.

Modalidades e vagas disponíveis

Atletismo – 59 vagas

Basquetebol – 169

Beisebol – 164

BMX – 61

Capoeira – 229

Caratê – 178

Futebol – 975

Futsal – 753

Ginástica Artística – 332

Ginástica Rítmica – 159

Ginástica de Trampolim – 68

Handebol – 161

Jiu-Jitsu – 182

Judô – 209

Natação – 574

Recreação Esportiva – 241

Taekwondo – 201

Tênis – 161

Voleibol – 170

Núcleos e modalidades

• Arena Aldrovandi - Modalidades: Futsal, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.

• Associação Amigos de Bairro XII de Junho - Futsal.

• Campo do Oliveira Camargo - Futebol

• Campo do São Conrado - Futebol e Beisebol

 • Centro de Ginástica - Ginástica Artística, Taekwondo e Judô

• Centro Esportivo Califórnia - Natação e Futebol

• Centro Esportivo do Trabalhador - Capoeira, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Natação e Recreação Esportiva

• Centro Esportivo Rêmulo Zoppi - Natação e Futebol

 • Ginásio Municipal de Esportes - Ginástica Rítmica

 • Centro de Lutas João Pioli - Caratê, Judô, Taekwondo e Jiu-Jitsu

• Parque Corolla - Futsal, Basquetebol, Capoeira, Caratê, Voleibol, Jiu-Jitsu, Recreação Esportiva e Natação

• Quadra 23 - Ginásticas Rítmica, Artística e de Trampolim

• Quadra de Tênis do Parque Temático - Tênis de Campo

• Sesi - Natação, Futsal, Tênis, Ginástica Rítmica, Handebol e Recreação Esportiva

• Cras V - Futebol e Recreação Esportiva

• Pista de Bicicross (BMX) - Bicicross

• Educando para Vida - Voleibol, Recreação Esportiva e Futsal

• CEU - Centro de Esportes e Artes Unificados - Futsal

(Fonte: Secretaria de Esportes de Indaiatuba)