Vitrine Cultural e Gastronômica passa por Indaiatuba e Monte Mor

Projeto leva teatro gratuito a interior de São Paulo

Projeto de formação de plateias e democratização da cultura, o Vitrine Cultural e Gastronômica já alcançou mais de 71 mil pessoas em diversos estados nos últimos cinco anos e volta a São Paulo. Em uma estrutura itinerante, que inclui palco e arena com espaço para 250 pessoas sentadas, o público acompanha e participa de uma programação que tem o teatro como carro chefe e inclui ainda aulas e oficinas de culinária para crianças e adultos. As apresentações ocorrem de 26 a 29 de março, em Indaiatuba, e de 31 de março a 3 de abril, em Monte Mor.
 
Dois grupos de teatro vão se revezar na tarefa de divertir o público. A companhia Casa do Bispo Atelier apresenta a peça “A hora é agora”, uma história de dois inventores muito atrapalhados que resolvem unir as forças para buscar soluções criativas para a preservação do meio ambiente e ensinar as pessoas a se alimentar de forma saudável. Já a turma da Face Produções exibirá o espetáculo “As aventuras de Bibi”. Nessa narrativa, Bibi, que é uma menina muito popular, é alvo de um feitiço e adoece. E é nesse momento que seus melhores amigos, a cenoura e a couve, entram em cena para ajudá-la a se recuperar.
 
Para completar a diversão, as crianças poderão também participar da Oficina Kids e aprender noções básicas da culinária, além de ter dicas para preparar refeições saudáveis. Já no turno da noite, os adultos acompanham workshop sobre pratos mais elaborados. As aulas ficam à cargo da chef profissional, Bia Andrade. 
 
“O Vitrine Cultural e Gastronômica é um projeto muito especial. De forma leve e divertida, com muita cultura e alegria, os artistas transmitem ao público mensagens importantes e demonstram mais uma vez que o teatro é excelente ferramenta de formação do cidadão. A programação paralela, na nossa estrutura semelhante a uma cozinha, mostra ainda que uma refeição saudável pode ser saborosa”, diz Jefferson Bevilacqua, diretor da Magma Cultura, produtora do projeto. “A formação de plateias, parte essencial do projeto, é complementada pela inclusão, com a oferta de sessões especiais com tradução de libras e o atendimento, dessa forma, a uma parcela importante da sociedade brasileira”.
 
O projeto Vitrine Cultural e Gastronômica, que tem apoio do Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, é produzido pela Magma Cultura e tem patrocínio da Tetra Pak. As prefeituras de cada cidade visitada são parceiras.
 
PROGRAMAÇÃO

Indaiatuba - 26 a 29/03
Local: Estação Ferroviária
8h30 - Apresentação teatral
10h - Apresentação teatral
14h - Apresentação teatral
15h30 - Oficina Gastronômica Kids
19h30 - Workshop Gastronômico
Apenas no dia 29 o Worshop Gastronômico será às 16h30 
 
Monte Mor - 31/03 a 03/04
Local: Praça da Bandeira
8h30 - Apresentação teatral
10h - Apresentação teatral
14h - Apresentação teatral
15h30 - Oficina Gastronômica Kids
19h30 - Workshop Gastronômico
Apenas no dia 03/04 o Worshop Gastronômico será às 16h30