Sinfônica de Campinas faz apresentação especial no Ciaei neste domingo

Concerto gratuito será apresentado em homenagem ao mês da Consciência Negra

A Orquestra Sinfônica de Campinas faz um concerto mais que especial neste domingo (25/11), no Ciaei, em Indaiatuba, em homenagem ao mês da Consciência Negra. O regente é o maestro Victor Hugo Toro, que escolheu cinco sequências especiais de composições e obras de compositores negros e que contam histórias de negros. O concerto terá a presença dos solistas, Erika Muniz (Soprano, Brasil) e Saulo Javán (Barítono, Brasil). O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

A apresentação tem início com a “Abertura Zemira”, de José Maurício Nunes Garcia, compositor brasileiro nascido em 22 de setembro de 1767, filho de pais alforriados, e desde cedo enfrentou as contradições de uma ascendência negra em período escravocrata. Em seguida, será apresentada a “Sinfonia op. 11 no. 2”, do compositor Joseph Bologne, Chevalier de Saint Georges.  Hoje, Saint-Georges é conhecido popularmente por "Mozart Negro", um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana.

Na sequência, será a vez do compositor, Antonio Carlos Gomes, com uma das obras mais importantes do cenário operístico brasileiro e mundial, “Lo Schiavo”. O programa prestigia também o compositor negro norte americano Scott Joplin, com sua obra prima “Three Original Rags”. Joplin que é considerado “O Rei do Ragtime”. "Original Rags" é um medley de ragtime para piano. Foi o primeiro dos rags de Scott Joplin a aparecer impresso, no início de 1899.  O ragtime, juntamente com o blues, foi uma das principais influências para o nascimento do jazz.

O concerto será encerrado com a música do único compositor branco do programa, George Gershwin. A obra aqui apresentada, “Porgy and Bess” retrata o amor de Porgy, um mendigo, pela bela e viciada Bess, como também o cotidiano no bairro negro de Charleston, Carolina do Sul, na década de 1920.

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Campinas

Data: 25/11/2018          

Horário: 17h

Local: CIAEI - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina, Indaiatuba

Entrada Gratuita