Sábado tem plantão no Cartório Eleitoral de Indaiatuba para fazer biometria

É preciso levar documento de identidade e comprovante de residência recente

No próximo sábado (10/8), a Justiça Eleitoral realizará o quinto plantão da biometria. No Cartório de Indaiatuba, o atendimento será das 8h às 13h.

Os plantões continuarão a ser realizados um vez por mês, até o dia 19 de dezembro, quando se encerra o prazo do cadastramento.

Segundo estimativa do TRE-SP, ainda faltam 80 mil pessoas para se cadastrarem, em Indaiatuba, o que representa mais de 50% do eleitorado do município.

O TRE-SP esclarece que a biometria é obrigatória e quem não fazê-lo terá cancelado o Título de eleitor e ficará impedido de votar nas próximas eleições.

A legislação eleitoral estabelece outras sanções: impossibilidade de tirar ou renovar o passaporte, de matricular-se na rede pública de ensino, de contrair empréstimos em bancos oficiais e até de concorrer em concursos públicos.

Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem o título (analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade.

Para ser cadastrado, é necessário apresentar documento oficial de identificação que contenha foto e comprovante de residência recente.

Para maior agilidade, a Justiça Eleitoral está recomendando que os eleitores agendem o atendimento pela internet, por meio do site do TRE-SP.

Mas, pessoas sem agendamento, também estão sendo atendidas.

O Cartório Eleitoral fica na Rua 13 de Maio, 834, Centro. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 9h às 18h.